Pular para o conteúdo

5 plantas que removem substâncias cancerígenas do ar

5 plantas que removem substâncias cancerígenas do ar

Conheça 5 plantas que removem substâncias cancerígenas do ar. Sem as plantas, a vida em nosso planeta não seria como a conhecemos. Sua importância é indiscutível, mas o que provavelmente subestimamos até agora é que sua capacidade de remover poluentes da atmosfera não se limita a substâncias nocivas, como dióxido de carbono (CO2) e dióxido de nitrogênio (NO2).

Na verdade, algumas plantas também podem remover carcinógenos, melhorando significativamente a qualidade do ar interno. Isso é demonstrado pelos resultados de uma nova pesquisa australiana que testou a eficácia de uma mistura de plantas de interior na remoção de alguns dos produtos químicos mais tóxicos, incluindo o benzeno.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a má qualidade do ar em ambientes fechados é responsável por 6,7 milhões de mortes prematuras em todo o mundo. A maioria das pessoas passa 90% do tempo em casa, na escola ou no local de trabalho, portanto, é fundamental adotar novas estratégias para melhorar a qualidade do ar nesses locais.

Sugestões como abrir janelas e garantir ventilação adequada podem não ser suficientes para garantir a boa qualidade do ar em ambientes fechados, pois algumas das principais substâncias que podem alterar a qualidade do ar em ambientes fechados ou semifechados vêm de fora. Como conseguir isso?

Plantas que removem substâncias cancerígenas do ar

Uma solução alternativa aos purificadores domésticos são as plantas de interior, uma verdadeira panaceia para livrar o ar de poluentes perigosos.

Estudos mostraram que diferentes espécies podem remover uma grande quantidade de poluentes do ar, embora algumas possam até mesmo remover com eficácia os vapores de gasolina, superando as expectativas dos pesquisadores.

“As plantas não apenas removem a maioria dos poluentes do ar em questão de horas, não só removem com eficácia os poluentes mais nocivos relacionados ao petróleo, incluindo o carcinógeno benzeno”, disse o professor Fraser Torpy, pesquisador da Universidade de Tecnologia de Sydney, Austrália.

“Esta é a primeira vez que algumas as plantas foram testadas quanto à sua capacidade de remover compostos relacionados ao petróleo, e os resultados foram surpreendentes”, afirmou ainda.

Também descobriram que quanto mais concentradas as toxinas estão no ar, mais rápida e eficaz é a remoção delas pelas plantas, o que mostra que as plantas estão adaptadas às condições em que crescem.

A fumaça produzida pela queima da gasolina é uma das principais fontes de compostos tóxicos em edifícios em todo o mundo.

Escritórios e prédios de apartamentos, por exemplo, geralmente estão diretamente conectados a estacionamentos, por meio de escadas ou elevadores, o que dificulta a prevenção da entrada de compostos nocivos nas áreas de trabalho e residenciais.

Muitos edifícios também estão expostos a poluentes de tráfego devido à presença de estradas e rodovias próximas. Assim, respirar vapores de gasolina pode causar irritação nos pulmões, dores de cabeça e náuseas, e tem sido associado a um maior risco de câncer, asma e outras doenças crônicas devido à exposição de longo prazo, o que pode contribuir para a redução da expectativa de vida.

Conheça 5 plantas que removem substâncias cancerígenas do ar

plantas que removem substâncias cancerígenas

Samambaia

O que você precisa saber:

  • Remove baixos níveis de formaldeído, xileno e tolueno do ar.
  • Prospera em luz solar moderada a indireta e alta umidade.
  • Ideal para uma cesta suspensa ou um vaso em um pedestal ou prateleira.

Clorofito (Chlorophytum comosum)

O que você precisa saber:

  • Remove baixos níveis de formaldeído, xileno e tolueno do ar.
  • Cresce sob luz solar moderada a indireta e em temperaturas frias.
  • Uma planta de casa ideal para reprodução.

Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii)

O que você precisa saber:

  • Remove baixos níveis de benzeno, formaldeído, tricloroetileno, xileno, tolueno e amônia do ar.
  • Prospera em condições de luz solar indireta moderada a baixa.
  • Identificada por suas características folhas verde-escuras e flores brancas.

Filodendro (Philodendron)

O que você precisa saber:

  • Remove baixos níveis de formaldeído do ar.
  • Cresce em luz indireta moderada a baixa.
  • Planta trepadeira de crescimento rápido, o filodendro é conhecido por suas folhas em forma de coração.

Espada-de-são-jorge (Sansevieria rifasciata)

O que você precisa saber:

  • Remove baixos níveis de benzeno, formaldeído, tricloroetileno, xileno e tolueno do ar.
  • Prospera em condições de luz indireta moderada a baixa
  • A Sansevieria não só é incrivelmente resistente, como também converte dióxido de carbono em oxigênio à noite (a maioria das outras plantas domésticas comuns só faz isso durante o dia).

1 comentário em “5 plantas que removem substâncias cancerígenas do ar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!