É provável que, em algum momento, já teve o prazer de receber como presente a planta conhecida pelo nome de cróton. Esta planta de interior é amplamente difundida, sempre se destacando por suas folhas incríveis e distintas em termos de forma, cor e brilho.
Tão bela quanto infelizmente delicada. Se você possui uma em casa, aumente seu conhecimento, onde fornecemos uma série de dicas úteis para cuidar e manter essa beleza da melhor forma possível.
Características do cróton
O cróton é um arbusto pertencente à família das Euforbiáceas, nativo da Índia e da Malásia.
Na natureza, crescem como grandes arbustos sempre-verdes que podem atingir 3 metros. Naturalmente, em casa e no jardim, eles permanecerão muito mais compactos, atingindo alturas típicas de cerca de um metro.
As folhas são simples, alternadas, lisas e coriáceas. As diversas variedades oferecem formas e variações nas folhas, mas, em geral, as folhas jovens apresentam tons de verde com manchas brancas e amarelas, que, com o tempo, mudam para tons de vermelho, laranja e rosa escuro, preto.
As flores são pequenas e insignificantes, carregadas em longas espigas, de valor ornamental limitado (mas possível meio de propagação, embora seja raro vê-las florescer em casa).
Etimologia
Seu nome científico, Codiaeum, deriva de “Kodiho”, a denominação atribuída a ela em seu local de origem, ou seja, na Malásia. Muito provavelmente, esse termo remete a um equivalente grego que significa “cabeça”, indicando o costume dos nativos de entrelaçar as folhas dessa planta para fazer grinaldas usadas em importantes cerimônias religiosas.
Cuidados com o cróton
O cróton não é uma planta muito exigente, mas atenção, suas folhas parecem atrair poeira, por isso é recomendado usar um pano úmido para remover quaisquer depósitos que possam prejudicar a planta.
Luz
Ele gosta de lugares ensolarados; de fato, cultivá-lo em áreas sombreadas resultará na perda de cor nas folhas, especialmente as de tons vermelhos que necessitam de muita luz.
Água
A planta precisa de solo mantido úmido, mas não encharcado. É uma das poucas plantas que gostam de ter sempre um pouco de umidade no solo. No inverno, a frequência das regas provavelmente diminuirá.
Antes de prosseguir com a próxima rega, é melhor esperar até que o solo esteja seco nos primeiros centímetros; nesse caso, é melhor usar um borrifador para umedecer levemente as partes mais superficiais, que tendem a secar mais rápido.
Solo
É importante escolher um solo com boa drenagem. Você pode optar por um solo pronto para uso. Se você costuma fazer suas próprias misturas, uma boa receita para essa planta é 50% de turfa e 50% de solo de folhas maduras, com a adição de areia para torná-la mais leve.
Temperatura
Quando a temperatura noturna começa a cair, ela deve ser trazida para dentro de casa. Em geral, é melhor não expô-la a temperaturas inferiores a 16-18°C.
Nas regiões com invernos mais amenos, o cróton pode ser cultivado ao ar livre, dando ao seu jardim um toque de cor muito agradável. Caso contrário, ele se adapta facilmente à vida em apartamento.
Adubação
Recomenda-se aplicar adubo líquido ou granulado para plantas verdes uma vez por mês, seguindo as doses indicadas na embalagem.
Transplante
O cróton não gosta de ser transplantado e pode facilmente entrar em choque, resultando na perda de folhas. Portanto, é melhor movê-lo o mínimo possível. No entanto, se for necessário, é bom continuar cuidando bem dele e ele se recuperará sem muitos problemas.
Propagação
É possível propagar o cróton por estaca apical (entre 60 a 80 cm e diâmetro de 4 a 20 cm) ou até mesmo por estaca. Em exemplares maiores e desfolhados, é possível recorrer à alporquia (técnica de multiplicação vegetativa de plantas) em madeira madura.
Profissionalmente, a propagação por semente é realizada apenas para a seleção de novas variedades.
Problemas
O cróton é uma planta resistente e raramente é vítima de ataques de pragas, mas às vezes pode ocorrer alguma infestação por cochonilhas e ácaros.
Toxicidade
Atenção, esta planta é totalmente venenosa, especialmente as sementes. Além disso, se danificada, produz uma seiva leitosa com efeito irritante na pele. Portanto, é necessário prestar muita atenção caso haja animais de estimação ou crianças pequenas por perto.
Leia também: