Pular para o conteúdo

Dicas de Organização Doméstica: Como Começar

  • por

Veja algumas dicas de organização doméstica para um espaço mais funcional. Já se sentiu sobrecarregado com tanta coisa para fazer em casa? Se você respondeu afirmativamente, saiba que não está sozinho. A correria da vida moderna muitas vezes nos deixa ocupados demais para manter nosso ambiente arrumado.

Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudar! Neste post, vamos falar sobre dicas simples de organização para que você consiga manter sua casa em ordem de uma vez por todas. Vamos compartilhar ideias práticas, truques inteligentes e métodos que funcionam para simplificar sua vida e tornar a organização algo natural.

Faça uma Lista de Tarefas

Fazer uma listas de tarefas e marcar as coisas feitas vai ajudar. Isso o fará sentir-se realizado.  Então, veja aqui por onde deve começar: Vá por cada cômodo de sua casa e faça uma lista do que está funcionando e do que não está. Olhe nos armários, embaixo das camas e nas gavetas. Crie uma página para cada cômodo e anote o que você deseja organizar e o que precisa se livrar.

Comece a Organizar

Depois de ter seu plano, comece a colocá-lo em prática. Não pense demais; apenas escolha um cômodo e siga sua lista. Você não vai organizar toda a casa em um dia, então estabeleça um limite de tempo ou uma meta para cada dia para evitar se sentir sobrecarregado. Isso pode ser cansativo, então prepare-se mentalmente.

Dicas de Organização Doméstica: Como Começar

Priorize os cômodos: Comece com os lugares da casa que você mais utiliza ou aqueles que estão mais desorganizados. Isso vai dar a sensação de que está fazendo um progresso mais rápido e motivá-lo a continuar.

Organize um cômodo por vez: Organizar um cômodo por vez é uma estratégia eficaz para evitar a sobrecarga. Concentre-se completamente em um espaço antes de passar para o próximo.

Divida tarefas por seção: Se um cômodo é muito grande ou complicado, divida-o em seções menores. Por exemplo, organize uma parte da cozinha em um dia e outra parte em outro dia.

Defina metas diárias ou semanais: Como mencionado, estabeleça metas realistas para cada dia ou semana. Isso pode ser uma quantidade específica de tarefas a serem concluídas ou um tempo dedicado à organização.

Crie um ambiente favorável: Certifique-se de ter as ferramentas e materiais necessários à mão, como caixas de organização, sacos para doações, etiquetas, etc. Isso economizará tempo e evitará interrupções constantes.

Mantenha a música ou um podcast: Ter algo para ouvir enquanto organiza pode tornar o processo mais agradável. Escolha algo que o mantenha motivado e com mais energia.

Faça pausas regulares: Não se esqueça de fazer pausas curtas a cada hora para esticar as pernas, beber água e descansar um pouco. Isso ajudará a evitar a fadiga.

Recompense-se: Depois de completar a organização de um cômodo ou atingir uma meta definida, dê a si mesmo uma recompensa. Talvez algo simples, como assistir a um episódio da sua série favorita ou saborear um lanche gostoso.

Mantenha o foco na recompensa final: O resultado final será uma casa organizada e mais funcional. Visualize como se sentirá após a organização completa para manter a motivação.

Peça ajuda, se necessário: Se sentir que está sobrecarregado, não hesite em pedir ajuda a um membro da família. A organização é uma tarefa mais rápida e divertida quando é compartilhada.

A organização é um processo contínuo. Não se apresse e não se preocupe em fazer tudo perfeito de uma só vez. O importante é manter um progresso constante e desfrutar do ambiente mais organizado que está sendo criado.

Desapegando de Itens Não Usados

Repita a frase: “livrar-se das coisas, jogar fora ou doar”. À medida que você passa por cada cômodo, separe as coisas que você não precisa, não usa ou não quer.

Use três caixas ou sacos: uma para coisas que que se desfazer, uma para jogar fora e uma para doar. Se algo não foi usado em 6-12 meses, provavelmente você não precisa mais.

Desapegar de itens não usados pode ser uma parte fundamental da organização doméstica. Aqui estão algumas sugestões de coisas que você descartar, são apenas sugestões:

Roupas: Verifique seu armário e gavetas. Doe roupas que não usa há mais de um ano, que não servem mais ou que não combinam com seu estilo atual.

Calçados: Faça o mesmo com sapatos, botas e tênis que estão em más condições ou que você não usa mais.

Acessórios: Bolsas, cintos, chapéus e bijuterias que não são mais do seu gosto também podem ser doados ou descartados.

Produtos de beleza e maquiagem: Verifique a data de validade e jogue fora produtos vencidos. Itens de maquiagem que você não usa também podem ser doados ou jogados fora.

Brinquedos: Se você tem crianças em casa, reveja os brinquedos antigos ou que não são mais adequados à idade delas. Doe ou passe adiante os brinquedos que não são mais usados.

Equipamentos eletrônicos: Descarte dispositivos eletrônicos quebrados ou obsoletos de forma adequada e recicle-os se possível.

Livros e revistas: Doe ou venda livros que você não planeja ler novamente e revistas antigas que já foram lidas.

Utensílios de cozinha: Reveja sua cozinha e separe utensílios quebrados, duplicados ou que você não usa mais.

Decoração: Avalie itens de decoração, quadros e enfeites que não têm mais valor sentimental ou que não combinam com a sua decoração atual.

Papéis e documentos: Organize papéis, recibos e documentos antigos. Mantenha apenas os documentos essenciais e descarte o restante de forma segura.

Produtos vencidos: Verifique a despensa, geladeira e armários de remédios para identificar produtos alimentícios ou medicamentos vencidos. Descarte-os adequadamente.

Equipamento esportivo: Se você tem equipamentos esportivos que não usa mais, como uma bicicleta ergométrica ou qualquer outro item, considere vender, doar ou descartar.

Material de arte e artesanato: Se você não tem mais interesse em certos materiais ou projetos de arte e artesanato inacabados, libere espaço.

Ferramentas e equipamentos: Verifique suas ferramentas e equipamentos de casa. Mantenha apenas o que é útil e seguro.

Móveis: Avalie se há móveis que não se encaixam na disposição atual da sua casa ou que não são mais necessários.

O objetivo é simplificar sua vida e liberar espaço em sua casa para coisas que realmente importam. Quando estiver desapegando, pense no impacto positivo que sua doação pode ter para outras pessoas e no alívio de ter menos coisas para cuidar.

Maximizando o Espaço de Armazenamento

Organizar é diferente de limpar. Após se livrar dos itens não utilizados, comece a organizar. Certifique-se de que tudo tenha um lugar. Não precisa ficar perfeito, apenas seja organizado.

Mantendo o Compromisso com a Organização

Para manter a organização é a parte mais difícil. Reserve alguns minutos a cada dia para arrumar e faça uma verificação mensal para se livrar de mais itens não utilizados. Espere alguns contratempos, mas mantenha-se positivo e focado para se manter organizado.

Dicas de Organização Doméstica: Como Começar

Para ajudar na organização, fornecemos a seguir uma programação que pode ser de ajuda:

Cronograma de Organização Doméstica

Semana 1: Preparação e Planejamento

Dia 1: Escolha um local tranquilo para iniciar o processo de organização, tenha um bloco de notas ou um aplicativo de notas à mão.

Dia 2: Liste os cômodos da sua casa (cozinha, sala de estar, quarto, banheiro etc.).

Dia 3: Comece a lista de tarefas do primeiro cômodo (por exemplo, a cozinha) e anote itens específicos que precisam ser organizados ou descartados.

Dia 4: Continue com a lista de tarefas do próximo cômodo (sala de estar) seguindo o mesmo padrão.

Dia 5: Faça uma lista de materiais de organização que você precisará comprar, como caixas, cestas, etiquetas etc.

Dia 6: Revise as listas e certifique-se de que cada cômodo está bem detalhado.

Dia 7: Descanse e prepare-se mentalmente para a próxima etapa.

Semana 2: Começando a Organização

Dia 1: Escolha o primeiro cômodo da lista (por exemplo, a cozinha) para começar a se organizar.

Dia 2: Inicie a organização da cozinha conforme sua lista de tarefas, descartando itens não necessários.

Dia 3: Continue com o próximo cômodo (sala de estar) e faça o mesmo processo.

Dia 4: Reserve um tempo para comprar os materiais de organização necessários.

Dia 5: Organize outro cômodo (por exemplo, o quarto).

Dia 6: Avalie seu progresso até agora e ajuste suas listas de tarefas, se necessário.

Dia 7: Descanse e recarregue para a próxima semana.

Semana 3 e Depois: Continue a Organização e a Manutenção

Dias 1 a 7: Continue a seguir sua lista de tarefas e organize um cômodo de cada vez, de acordo com seu cronograma pessoal.

Semanalmente

 Reserve um dia da semana para revisar e atualizar suas listas de tarefas.

Mensalmente

 Faça uma verificação em todos os cômodos para se livrar de itens não usados e mantenha sua casa organizada.

Esse cronograma é flexível e você pode adaptá-lo às suas necessidades e disponibilidade. A chave é manter um plano e seguir gradualmente para alcançar a organização de toda a casa.

Conclusão

Agora que você tem uma ideia do que precisa fazer, como definir metas, criar um sistema e manter as coisas em ordem, você está pronto para começar. Porém, lembre-se de que manter a organização é algo que você fará continuamente, então não se preocupe se encontrar dificuldades ao longo do caminho.

Com um pouco de determinação, você conseguirá manter sua casa arrumada, tornando-a mais limpa, tranquila e funcional. Vamos lá, comece a aplicar essas dicas hoje mesmo e veja como sua casa se torna mais organizada.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!