Pular para o conteúdo

15 Itens que Não Devem Ser Descartados no Vaso Sanitário

  • por
15 Itens que Não Devem Ser Descartados no Vaso Sanitário

Você já parou para pensar no que acontece com o que você joga no vaso sanitário? Na verdade, banheiros são convenientes para se livrar de resíduos humanos, mas não são adequados para descartar outras coisas. Descarregar certos itens domésticos no vaso sanitário pode entupir os canos, poluir a água ou causar danos ambientais.

Além disso, se você precisar chamar um profissional para desentupir o vaso sanitário, isso pode custar muito dinheiro. Para evitar esses problemas, aqui estão 15 coisas que você não deve jogar no vaso para manter seus canos funcionando bem.

1. Água sanitária

Esse é provavelmente o item mais surpreendente de todos, já que você provavelmente está acostumado a usar água sanitária para limpeza. No entanto, a água sanitária é na verdade um produto químico muito forte para o seu vaso sanitário e sistema de esgoto. Em vez de usar água sanitária para limpar manchas, você pode considerar o uso de vinagre.

2. Comida

Isso pode surpreender você, porque os resíduos humanos são basicamente alimentos já digeridos, mas descartar comida não digerida no vaso sanitário também vai causar problemas na tubulação. Apesar de se decompor naturalmente ao longo do tempo, pode bloquear as tubulações antes disso ocorrer.

3. Gordura de cozinha

Assim como não deve jogar gordura de cozinha no ralo, você também não deve descartá-la no vaso sanitário. Quando a gordura esfria, ela se solidifica, o que a torna mais espessa e aumenta o risco de entupir os canos.

4. Chiclete

Descartar chiclete no vaso sanitário é um grande erro, pois ele é pegajoso e insolúvel. Por ser pegajoso, isso aumenta o risco de entupir os canos. E como é insolúvel, o chiclete nunca se desintegra, causando riscos significativos para o sistema de esgoto no futuro.

5. Cabelos

Semelhante ao fio dental, o cabelo forma uma espécie de rede quando você o descarta pelo ralo e fica preso nos canos. Além disso, o cabelo nunca se dissolve, o que cria um risco maior de entupir o sistema.

6. Medicamentos

Se você tiver remédios antigos que precisa se livrar, não os descarte no vaso sanitário – a água do vaso não os desfaz adequadamente, o que significa que os medicamentos podem entrar na água e causar efeitos ambientais tóxicos.

7. Papel toalha e lenços de papel

Você talvez ache que papel toalha e lenços de papel são parecidos com papel higiênico, mas eles não se dissolvem da mesma maneira. Se você precisar usar papel toalha ou lenços de papel em vez de papel higiênico, jogue-os no lixo em vez de dar descarga.

8. Fio dental

Além de entupir os canos, descartar fio dental no vaso sanitário vai causar danos ambientais. Quando o fio dental é jogado no vaso, ele se transforma em uma rede, prendendo e retendo outros detritos – pode até se enrolar em partes do seu sistema de esgoto.

9. Fraldas

As fraldas são produzidas para absorver água. Fraldas não se desfazem na água e vão causar danos ao seu sistema de esgoto. Descarte todas as fraldas em um recipiente próprio para fraldas ou em uma lixeira.

15 coisas que você não deve jogar no vaso sanitário para manter seus canos funcionando bem.

10. Preservativos

Preservativos não se desfazem na água, então jogá-los no vaso sanitário pode entupir o encanamento. É mais seguro descartá-los no lixo.

11. Cotonetes e algodão 

Bolas de algodão e cotonetes definitivamente não são seguros para descartar no vaso sanitário – eles não se desfazem da mesma forma que o papel higiênico e acabam apenas se acumulando nos canos, causando problemas mais tarde.

12. Lenços umedecidos

Isso é importante. Mesmo se disserem que você pode jogar lenços umedecidos no vaso, não faça isso. Eles frequentemente causam entupimentos e devem sempre ser jogados no lixo. Mesmo os lenços “descartáveis” não se desintegram da mesma forma que o papel higiênico, o que pode eventualmente causar problemas no encanamento.

13. Produtos menstruais

Isso pode surpreender você, mas não é aconselhável jogar produtos menstruais como tampões e absorventes no vaso sanitário. Por quê? Esses produtos são feitos para absorver líquidos, não para se desfazer, então eles só vão inchar quando você der descarga, o que pode causar problemas no encanamento.

14. Pontas de cigarro

Além de entupir, jogar pontas de cigarro no ralo libera substâncias químicas nocivas na água.

15. Areia para gatos

Algumas marcas de areia para gatos afirmam que podem ser jogadas no vaso sanitário, mas a maioria dos vasos não possui água suficiente para remover a areia adequadamente pelos canos. Mesmo que a marca diga que é seguro, é melhor não descartar a areia para gatos no vaso sanitário. Fazer isso vai entupir os canos.

Conclusão

É realmente importante evitar jogar certos itens no vaso sanitário para garantir que o sistema de encanamento funcione sem problemas. Muitas vezes, pequenos objetos e produtos do dia a dia que parecem inofensivos levam a entupimentos, necessidade de reparos caros e até mesmo prejudicar o meio ambiente. É algo fácil de fazer, mas tem um impacto significativo.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!