As rosas trepadeiras desenvolvem longas hastes adequadas para se arrastar em pilares, cercas, pergolados e gazebos. Elas produzem flores grandes e únicas ou cachos de flores em um caule.
As trepadeiras podem ser orientadas a florescer mais abundantemente direcionando suas hastes de forma horizontal. Ancorá-las levemente a uma estrutura de suporte incentivará plantas jovens a se desenvolverem.
As rosas trepadeiras se espalham por uma porta de pérgula ou cerca ou sobem por uma charmosa fachada de tijolos. Embora as rosas trepadeiras aparentemente sejam intimidantes, essas flores incríveis são fáceis de cultivar, criando uma atmosfera de casa de campo.
As flores das rosas trepadeiras tendem a ter uma floração muito intensa na primavera e depois flores esporádicas ao longo do restante da estação de crescimento.
Como florescem depende da variedade plantada. A remoção regular das flores murchas estimula uma floração contínua. Se decidir podar as plantas no inverno antes da floração inicial, pode aumentar o número de flores mais tarde.
Onde plantar rosas trepadeiras
Rosas trepadeiras precisam de um suporte, como treliças, pérgulas, caramanchões ou cercas, e precisam de muito espaço para se espalhar e obter a circulação de ar necessária para se manterem saudáveis.
Elas não se desenvolvem como uma videira e não conseguem se sustentar, então os jardineiros geralmente precisam amarrar as rosas em vários pontos.
Plante as rosas trepadeiras onde recebam sol pleno durante a maior parte do dia. Elas precisam de solo bem drenado, rico e argiloso. Se necessário, melhore o solo com composto ou outro material orgânico antes do plantio.
Como e quando plantar rosas trepadeiras
A melhor maneira de começar com rosas trepadeiras é por colocar as raízes de uma rosa em um recipiente com água por um período de tempo antes de plantá-la.
Plante no final do inverno ou início da primavera, quando o solo não estiver congelado em algumas regiões. Isso dá tempo para que as raízes se estabeleçam antes dos meses quentes de verão.
Não espere muito para começar a treinar a rosa para o suporte; os caules ficam lenhosos e difíceis de lidar. Na maioria dos casos, amarras simples de barbante de juta natural ou outro material macio serão suficientes.
Se desejar treinar a rosa em uma parede ou superfície sólida, será necessário fixar uma treliça ou sistema de suporte a alguns centímetros da parede. A rosa não se agarrará a uma superfície dura e lisa sem suporte. Também permite algum espaço atrás das plantas para promover uma boa circulação de ar.
Se o solo na área de plantio não drena bem, melhore-o com composto ou matéria orgânica bem decomposta. Deixe as raízes de uma rosa de molho em água por algumas horas antes do plantio.
Cave um buraco de cerca de 45 centímetros por 45 centímetros e forme um monte de solo no fundo do buraco. Posicione a rosa de modo que as raízes se espalhem livremente sobre o monte. O enxerto deve estar no nível do solo. Preencha o buraco com solo e pressione levemente com as mãos. Regue a planta.
Dicas de cuidado com rosas trepadeiras
Rosas trepadeiras precisam de cuidados semelhantes aos pés de rosas regulares:
Luz
As rosas toleram alguma sombra, mas se saem melhor onde recebem sol pleno por quatro a seis horas por dia, produzindo grupos de flores maiores e mais cheios.
Solo e água
O solo argiloso e rico é o melhor para as rosas. Se o solo estiver carente, melhore-o com adubo ou composto. Elas preferem solo úmido com pH neutro a alcalino. O solo deve drenar bem.
As rosas precisam de cerca de 2 galões de água por planta por semana, mas tenha cuidado para não regar demais, o que pode causar apodrecimento das raízes.
Temperatura e umidade
As temperaturas ideais para rosas trepadeiras estão entre 10ºC e 27ºC. Se as temperaturas ultrapassarem 27ºC, certifique-se de que suas rosas recebam alguma sombra à tarde para protegê-las do calor.
Da mesma forma, se as temperaturas caírem abaixo de 0ºC, forneça cobertura para suas plantas, mas não as cubra muito cedo na temporada. Espere até a primeira geada.
Fertilizante
Ao plantar pela primeira vez rosas trepadeiras, adicione composto ao solo. Após o estabelecimento das plantas, use um fertilizante equilibrado a cada duas ou três semanas, seguindo as instruções do fabricante.
Quando o clima começar a esfriar, pare de fertilizar cerca de oito semanas antes da primeira data de geada para limitar o novo crescimento que pode ser prejudicado caso ocorra frio.
Poda
Em um ou dois anos, quando sua rosa trepadeira estiver estabelecida, você pode começar a podar regularmente as plantas. Geralmente, você só precisa podar sua rosa trepadeira uma vez por ano após a primeira floração principal.
Este é um bom momento para lidar com quaisquer caules doentes ou danificados e fazer a poda para melhorar a circulação de ar ou direcionar o crescimento futuro. Evite podar as rosas no outono, já que a poda estimula um novo crescimento.
Plantio e replantio de rosas trepadeiras em vasos
Assim como as rosas, as rosas trepadeiras se saem bem quando plantadas em um vaso. O vaso precisa ser grande, pelo menos 25 litros, pois as rosas trepadeiras crescem vigorosamente para cima e para fora. Rosas em vasos precisam de suporte, assim como as rosas de jardim.
Se a rosa for de um tipo pequeno, o suporte pode ser fornecido por uma pequena treliça inserida no vaso no momento do plantio, mas se a rosa for de tamanho padrão, uma localização próxima a uma treliça ou cerca é uma escolha melhor do que um suporte em vaso para evitar um vaso desequilibrado.
Use uma mistura de turfa, solo para vasos e cobertura morta, e preencha o vaso até a metade. Ao plantar a rosa, mantenha a união do broto (onde o caule encontra as raízes) a 5 centímetros do topo do solo. Regue regularmente ou instale um sistema de irrigação por gotejamento para manter o solo úmido.
Pragas e problemas
Assim como em qualquer rosa, a prevenção de doenças é fundamental para plantas saudáveis. Certifique-se de limpar qualquer folhagem antiga dos anos anteriores na primavera. A circulação de ar e a luz solar são essenciais para prevenir fungos. As principais desvantagens das rosas são vários patógenos fúngicos.
As rosas também são suscetíveis a muitas outras pragas, especialmente pulgões e besouros japoneses. Felizmente, essas pragas de jardim são fáceis de tratar com sabão inseticida (ou retirá-las e jogá-las em um balde de água com sabão). Você também pode dar-lhes um jato forte de água para removê-los das plantas.
Como propagar rosas trepadeiras
Propagar rosas trepadeiras é fácil e a melhor maneira de cultivar mais rosas para o seu jardim.
Para propagar uma rosa trepadeira, corte uma parte da planta que não está completamente seca de 20 a 30 centímetros do crescimento do ano atual no final da primavera ou no verão, fazendo o corte logo abaixo de um conjunto de folhas.
Remova quaisquer flores e folhas, exceto uma ou duas no topo do corte. Prepare um pequeno vaso com uma mistura de composto e perlita e faça um buraco no centro do meio de plantio com um lápis. Mergulhe a base do corte em hormônio enraizador e coloque vários centímetros do caule no vaso sem esfregar o hormônio.
Pressione suavemente o solo ao redor da base do corte para garantir que ele fique firme e em contato adequado com o solo. Isso ajuda na estabilidade da estaca e facilita a absorção de nutrientes e água.
Para criar um ambiente mais úmido ao redor do corte da rosa, é recomendável cobrir a área com um material que retenha a umidade, como um saco plástico ou algo semelhante.
Observe as raízes saindo do furo de drenagem ou dê um puxão suave em uma folha; se sentir resistência, o corte enraizou. Quando as raízes começarem a crescer, remova a cobertura de umidade. Após cerca de nove meses, os caules propagados estarão prontos para serem plantados no solo.
Se achou que o artigo foi útil, então compartilhe com seus amigos!
Leia também: