Liberte-se do passado repleto de prateleiras abarrotadas e mesas entulhadas ao pendurar suas plantas de interior no teto e nas paredes. As variedades a seguir, com seus caules pendentes, folhas que se projetam e formas elegantemente arqueadas, tirarão o melhor proveito dos espaços verticais da sua casa.
1. Filodendro coração – Philodendron hederaceum
Esta bela planta é uma trepadeira perene. Como o nome comum sugere, o filodendro-de-coração tem folhas em forma de coração e são de um verde brilhante profundo. Plantas maduras às vezes produzem flores brancas.
Essa planta é extremamente resistente e tolera a seca, mesmo se o solo ficar completamente seco.
Se as folhas ficarem empoeiradas, você pode usar um papel toalha úmido para limpá-las cuidadosamente. Esta planta fica linda derramando-se de um vaso ou cesto suspenso.
Tóxica para cães e gatos.
2. Clorofito – Chlorophytum comosum
O clorofito é uma das plantas mais fáceis de cuidar e é bastante impressionante visualmente quando cresce.
A planta produz brotos que crescem a partir da planta principal. As belas folhas finas e levemente curvadas ficam lindas penduradas em um cesto. Se você tiver brotos, o efeito geral é ainda mais incrível!
Não tóxica.
3. Colar de pérolas – Senecio rowleyanus
Esta bela planta com folhas que se parecem com ervilhas é uma videira suculenta e rasteira. Como qualquer suculenta, é de baixa manutenção e requer pouca rega.
Fica maravilhosa em um vaso suspenso com todas as vinhas empurradas para um lado para criar um efeito “derramado”. Os caules pendentes podem crescer até 80 cm ou 90 cm de comprimento.
Tóxica para cães e gatos.
4. Coração-emaranhado – Ceropegia woodii
Outra suculenta rasteira perene de baixa manutenção, o coração-emaranhado, tem boa resistência mesmo quando é negligenciada. A planta é perfeita para cestos e vasos suspensos e tem vinhas adornadas por atraentes folhas em forma de coração. As folhas são geralmente verde-escuras, mas ficam claras se a planta não receber luz solar suficiente.
Não tóxica.
5. Hera inglesa – Hedera helix
A hera inglesa é uma trepadeira perene lenhosa. É tão fácil de cultivar e cuidar que é considerada uma espécie invasora em alguns países.
É a planta perfeita para se manter em um cesto suspenso, pois não pode se espalhar e dominar tudo ao redor. Originária da Europa central e setentrional, a hera inglesa tende a se dar melhor em temperaturas mais frias.
Tóxica para cães e gatos.
6. Samambaia de Boston – Nephrolepis exaltata
A samambaia de Boston, pois embora prefira solo úmido, também é muito tolerante à seca. As folhas levemente serrilhadas formam um verde brilhante vibrante.
Se você teve problemas com esta planta, garanta que ela receba umidade suficiente. Se você não tiver um umidificador, tente borrifar com água.
Não tóxica.
Os benefícios das plantas suspensas em ambientes internos
Economia de espaço
Às vezes é difícil encontrar um lugar que realmente tenha um jardim. E é literalmente impossível comprar uma casa isolada na cidade, a menos que você seja milionário. Então, a maioria das pessoas opta por jardins internos e enche seus apartamentos e varandas com plantas em vasos.
O problema de viver em um apartamento é que o espaço é limitado! E muitas vezes o espaço na janela também é limitado.
Se você ficar sem espaço em casa, mas estiver desejando mais vida vegetal, pendurar suas plantas verticalmente é uma das coisas mais inteligentes que você pode fazer.
Melhora a qualidade do ar
Todo mundo sabe que árvores e plantas produzem oxigênio, purificam o ar e melhoram a qualidade dele.
As plantas de interior absorvem substâncias tóxicas, como benzeno e formaldeído, que são conhecidos carcinógenos.
Adiciona beleza ao ambiente
As plantas são simplesmente bonitas. Coloque, por exemplo, uma planta em seu quarto e veja a diferença.
Há texturas infinitas que você pode adicionar à sua casa com plantas penduradas. Você pode optar por uma planta com pelos, com espinhos, algo arbustivo ou uma combinação de todas essas coisas. O céu é o limite, tudo se resume à aparência que você deseja.
Sabemos que adicionar textura à sua casa é uma das muitas maneiras de tornar sua casa mais convidativa, então pense sobre que formas e sensações falam com você e siga a partir daí.
Eleva o ânimo
Há estudos que comprovam que as plantas reduzem o estresse e ajudam a aumentar o bem-estar geral. Existem muitos benefícios psicológicos em ter plantas em sua casa, então se você sofre de depressão ou ansiedade, considere adicionar um pouco de verde ao seu espaço.
Leia também: