Ter plantas em casa ou em escritórios é uma maneira encantadora de tornar o ambiente mais acolhedor, natural e esteticamente agradável. No entanto, é fundamental compreender que nem todos os locais são igualmente adequados para abrigar plantas floridas ou outro tipo de planta. Além de considerar as necessidades de luz, sombra e umidade de suas plantas, é fundamental estar ciente de outros problemas. Conheça agora 8 lugares onde você deve evitar colocar as plantas.
1. Perto das janelas
É comum a tentação de colocar uma planta florida perto das janelas para que ela receba mais luz. No entanto, essa é uma má ideia. As plantas próximas às janelas frequentemente sofrem de choque térmico devido às flutuações extremas de temperatura, que fazem com que as folhas fiquem amareladas ou, no pior dos casos, congelam com o frio. Portanto, o ideal é manter suas plantas longe das janelas, especialmente no inverno.
2. Em cima de armários
Colocar suas plantas floridas no topo de armários ou prateleiras altas é uma estratégia comum para mantê-las fora do alcance de crianças, animais de estimação ou curiosos de plantão. No entanto, muitas dessas plantas precisam de muita luz para crescer e florescer, e a parte superior de um armário não vai oferecer a quantidade adequada de luz solar necessária.
3. Próximo a portas
Evite colocar plantas floridas perto de portas de entrada ou portas com correntes de ar frequentes. A exposição constante a correntes de ar impedem que as plantas floresçam adequadamente. Além disso, as áreas próximas às portas geralmente não recebem luz suficiente para um florescimento saudável.
4. No quarto
O quarto é um lugar onde você deve ser especialmente seletivo ao escolher plantas. Plantas com flores que exalam aromas intensos interferem no sono e, em alguns casos, desencadeiam alergias. Se desejar ter plantas no quarto, opte por plantas verdes que ajudam a purificar o ar sem emitir fragrâncias fortes.
5. Onde animais de estimação e crianças alcançam
Essa regra se aplica não apenas a plantas floridas, mas a todas as plantas em geral. Muitas plantas são tóxicas se ingeridas, incluindo crisântemos, azaleias, hortênsias e jacintos, além de diversas plantas verdes e suculentas. Se você optar por posicionar plantas acessíveis a crianças, gatos ou cachorros, garanta que elas sejam não tóxicas.
6. Locais apertados
Independentemente de quão cuidadoso você seja na manutenção de plantas, garanta que as plantas não estejam localizadas acima de equipamentos de escritório, espaços de trabalho de funcionários ou objetos delicados, como livros, imagens ou antiguidades. Isso vai diminuir o estresse com problemas que podem surgir, como acidentes.
7. Saídas de ar-condicionado
É prejudicial, por exemplo, para as plantas tropicais serem posicionadas sob saídas de ar-condicionado. O fluxo constante de ar quente ou frio nas folhas causa estresse, ressecamento e descoloração das folhas e prejudica o crescimento. Além do dano causado pela temperatura do ar, as doenças das plantas também se propagam pelos sistemas de ar-condicionado.
8. Cantos internos
Colocar uma planta em um canto pode bloquear até 50% da luz disponível que ela precisa. A maioria das plantas perdem a vitalidade rapidamente nesses locais e, com o tempo, grande parte de sua folhagem. O uso de variedades resistentes, como as dracaenas, aumenta as chances de sobrevivência. Uma luz suspensa, que permanece ligada regularmente, também ajuda a reduzir a perda de folhagem.
Conclusão
Ao escolher locais adequados para colocar suas plantas, leve em consideração as necessidades de luz, temperatura e segurança das plantas. Evitar esses 8 lugares comuns garantirá que elas cresçam saudáveis. Pesquise as necessidades específicas de cada planta que você possui e adapte sua localização de acordo. Com um pouco de cuidado e atenção, você vai desfrutar de um ambiente mais verde e acolhedor, sem comprometer a saúde de suas plantas ou a sua própria.
Leia também: