Como cultivar o lírio-da-paz: dicas infalíveis. O lírio-da-paz (Spathiphyllum) é uma planta maravilhosa que cresce sem esforço em qualquer ambiente interno, e essa é, sem dúvida, sua maior vantagem. Além disso, ela se desenvolve sem exigir nenhum cuidado adicional.
Portanto, é adequada até mesmo para cultivadores totalmente iniciantes. Se estiver procurando uma planta de baixa manutenção e esteticamente agradável, o lírio-da-paz é uma excelente opção.
Como cultivar o lírio-da-paz?
Cultivar o lírio-da-paz é muito legal e bem fácil! A seguir vai aprender alguns cuidados simples que a planta precisa:
Fertilização
O lírio-da-paz não requer fertilização frequente, pois não se alimenta muito. É suficiente fertilizá-lo apenas ocasionalmente. Para promover um crescimento adequado durante a primavera e o verão, recomenda-se fertilizá-lo aproximadamente a cada seis semanas usando um fertilizante bem balanceado para plantas domésticas, começando na última parte do inverno.
Iluminação
Coloque o lírio-da-paz sob luz solar indireta, mas em ambientes iluminados. Uma janela voltada para o leste é perfeita, pois a planta ficará exposta à luz do sol da manhã.
Uma janela voltada para o norte também seria uma boa opção para o lírio-da-paz. Mantenha a planta longe de áreas onde receba luz solar direta o dia todo (como uma janela voltada para o sul), pois isso pode ressecá-lo demais.
Rega
Com que frequência você deve regar o lírio-da-paz? O importante não é o número de vezes que faz isso, mas o quanto o solo está seco. Procure manter o solo levemente úmido, mas não encharcado.
O lírio-da-paz tolera períodos curtos de solo seco, mas suas folhas vão começar a desenvolver pontas marrons se não tiver água ou umidade suficiente.
Dica: Um aspecto positivo do lírio-da-paz é que ele avisa quando está precisando de água: as folhas da planta começam a murchar.
Quando a planta começar a parecer menos viçosa do que o normal, teste o solo com o dedo. Se estiver seco demais, faça a rega novamente.
O lírio-da-paz é sensível a produtos químicos comumente encontrados na água da torneira, como o flúor, que pode deixar as pontas das folhas marrons. Use água filtrada em temperatura ambiente, se possível.
Umidade
O lírio-da-paz gosta de muita umidade. Pulverizar as folhas ou colocar o vaso em cima de uma bandeja de cascalho umedecida ajuda a aumentar a umidade ao redor da planta.
Temperatura
Em termos de temperatura, o lírio-da-paz é uma planta tropical; ele se desenvolve em temperaturas que variam de 18 a 23°C durante o dia e cerca de 10°C mais frias à noite. Mantenha essas plantas longe de ambientes muito quentes ou de uma janela ou porta com corrente de ar.
Limpeza
Com relação a outros cuidados, as folhas grandes do lírio-da-paz tendem a acumular muita poeira em ambientes fechados.
Limpe-as cuidadosamente com uma toalha de papel úmida. ou pano, de vez em quando; uma camada espessa de poeira pode prejudicar a fotossíntese.
Como cultivar o lírio-da-paz em vaso
Plantar o lírio-da-paz em um vaso é mais simples do que você imagina. É só seguir estas etapas para plantá-lo em um vaso.
Escolha um vaso que não seja mais do que um terço maior do que a raiz. Depois de escolher o vaso de tamanho adequado, encha-o até cerca de dois terços de sua capacidade com composto para plantas domésticas.
Agora, coloque cuidadosamente o lírio-da-paz no vaso, certificando-se de preencher o espaço restante ao redor da raiz com composto adicional. Por fim, regue bem o lírio-da-paz recém-plantado, certificando-se de que o excesso de água seja drenado. Agora que aprendeu algumas dicas, será que cultivar o lírio-da-paz é algo tão difícil?
O lírio-da-paz é tóxico para cães e gatos?
Sim, o lírio-da-paz é levemente tóxico. Todas as partes da planta do lírio-da-paz contêm oxalato de cálcio, uma substância que causa irritação estomacal e respiratória se ingerida em grandes quantidades.
Cuidado! Deixe o lírio-da-paz fora do alcance de crianças pequenas e animais de estimação que possam mastigar ou ingerir a planta.
É possível cultivar o lírio-da-paz na água?
Sim, o lírio-da-paz pode, de fato, se desenvolver apenas na água; geralmente são vendidos em vasos sem solo.
O ideal é que a base da planta seja suspensa acima da linha d’água por um vaso especialmente projetado ou por uma camada de pequenas pedras de rio.
Isso permite que as raízes cresçam na água e evita que a base e as folhas da planta fiquem constantemente molhadas, o que pode causar apodrecimento.
Por que o lírio-da-paz não floresce?
Cultivar o lírio-da-paz é muito simples. Mas Por que meu lírio-da-paz não floresce? Talvez sua planta não floresça porque você não forneceu o que ela precisa. Agora você vai conhecer quatro erros que provavelmente comete ou já cometeu:
Você pode ter colocado o lírio-da-paz em um local muito escuro. O lírio requer luz difusa para crescer e florescer, portanto, ele se desenvolverá bem em frente a uma janela.
Ou talvez você esteja regando-o com água muito fria. Se possível, a água deve ser fervida e resfriada à temperatura ambiente ou, pelo menos, durante a noite.
Outra causa possível é que você costuma transplantá-la para um recipiente grande. Se a deixar em um vaso menor, a planta se concentra no crescimento de novas folhas e flores, e não no sistema radicular.
E a última causa talvez seja a fertilização inadequada. O lírio-da-paz precisa de nutrientes para ter plantas verdes. Então, o que você achou dessas dicas para cultivar o lírio-da-paz?
Conclusão
Portanto, cultivar o lírio-da-paz é uma experiência realmente gratificante. Essa planta exige poucos cuidados e traz muita beleza e tranquilidade para o ambiente. Com algumas dicas simples, como fornecer a quantidade certa de água, manter a temperatura adequada e fornecer luz indireta, é possível que ela se desenvolva bem.
Leia também: