Pular para o conteúdo

Como Cultivar Gengibre

  • por
Como Cultivar Gengibre

O gengibre (Zingiber officinale), para aqueles que estão se perguntando, é uma planta muito fácil de cultivar, embora leve algum tempo. Consumi-lo fresco é a melhor maneira, e você pode encontrá-lo em praticamente qualquer lugar que venda – supermercados e feiras.

Ao comprar gengibre, verifique se tem uma cor clara e que não esteja enrugado. O fresco é o que germina melhor. O que você está procurando é um pedaço com vários pontos de crescimento. O gengibre é uma raiz e, ao plantá-lo, cada pequeno broto que cresce criará raízes e se espalhará.

É como um “clone” direto, que crescerá como planta e, quando as raízes se desenvolverem, produzirá mais, geneticamente idêntico ao que você plantou. Portanto, você está basicamente usando isso como uma semente.

Condições de cultivo

Quanto às condições de cultivo do gengibre, você pode plantá-lo diretamente no quintal, se preferir. Falaremos sobre todas as condições necessárias para o seu cultivo, mas eu acho que o gengibre cresce melhor em recipientes.

A razão é que o gengibre precisa de mais tempo do que a maioria das plantas do seu jardim. O aspecto mais desafiador do cultivo é o tempo que leva para amadurecer.

Como Cultivar Gengibre

Você pode consumi-lo em qualquer estágio de crescimento, mas quanto mais tempo ele ficar no solo, maiores serão as raízes. Portanto, plantar o gengibre o mais cedo possível é um bom começo.

No caso, se decidir cultivá-lo em um vaso, coloque-o em uma janela ou sob luzes de crescimento para começar. É possível também plantá-lo diretamente no solo, mas levará mais tempo para crescer.

Em regiões com estações de crescimento curtas, isso é um pouco complicado, mas o gengibre cresce em quase qualquer lugar, desde que você tenha tempo suficiente.

A próxima coisa a considerar é o local onde você fará o plantio. A planta não gosta de sol direto, ela prefere a meia sombra. Portanto, se você cultiva coisas como tomates e pimentas, que proporcionam sombra, ou se está em um ambiente tropical com palmeiras e coqueiros, o gengibre prospera como uma cultura secundária, ou seja, plantado sob outras culturas.

A planta precisa de cerca de cinco a sete horas de sol, e mais do que isso prejudica as folhas. Portanto, tenha isso em mente ao cultivar gengibre. Além disso, o cultivo em recipientes permite movê-lo para a sombra se estiver sob sol intenso, o que é uma vantagem.

Agora, quanto ao solo necessário para o cultivo, você deve optar por um solo solto e fértil. Como você está cultivando uma raiz e deseja que as raízes se expandam, evite solo compactado.

A melhor opção é usar composto puro com um pouco de perlita adicionada ou uma mistura de solo para vasos com boa drenagem. Procure um solo com boa quantidade de perlita e fertilidade. Evite solos estéreis para vasos.

Você vai querer adicionar um bom fertilizante, o que falaremos a seguir, pois o gengibre precisa crescer rapidamente para produzir raízes grandes.

Rega e fertilização

Em relação à rega, ela é um dos aspectos mais importantes para o cultivo da planta. Embora o gengibre pareça resistente, ele, na verdade, gosta de receber bastante água. No ambiente natural, ele captura a água que escorre das folhas de outras plantas, como coqueiros. Portanto, ele gosta de um ambiente úmido, e você deve regá-lo adequadamente.

Em recipientes, costumamos regá-lo cerca de duas vezes por semana, enquanto em canteiros elevados, pelo menos uma vez por semana.

Obviamente, a frequência de rega dependerá do tamanho do recipiente, do tipo de solo e do ambiente, portanto, isso não é uma regra rígida.

Fertilização é fundamental para o desenvolvimento das raízes do gengibre. No entanto, um erro comum é adubar com muito fósforo. O gengibre não precisa de muito fósforo; ele precisa de muito nitrogênio.

Cada raiz de gengibre depende do número de brotos que possui. Esses brotos produzirão novas raízes e, para armazenar energia nas raízes, você precisa ter um bom crescimento da parte superior da planta.

Todas as folhas são responsáveis por gerar energia para a planta, e é isso que permite o crescimento das raízes. Portanto, use um fertilizante rico em nitrogênio de uso geral. Ao optar por tipo de fertilizante, siga as instruções do produto que você escolher. O gengibre precisa crescer rapidamente para desenvolver raízes grandes.

Temperatura e plantio

Por fim, a temperatura é um fator importante. O gengibre gosta de temperaturas quentes. Ele é uma planta tropical e não tolera temperaturas muito baixas. Ele prefere temperaturas acima de 10°C e cresce bem em temperaturas superiores a 38°C. Quanto mais calor você proporciona, melhor.

Agora, vamos falar sobre como plantar o gengibre. Muitos cometem o erro de plantá-lo em recipientes muito estreitos. Ele não cresce para baixo, mas sim para os lados. Se você plantar em um recipiente estreito e tiver uma estação de crescimento longa, ele ficará restrito pelas laterais do recipiente, o que limita o crescimento.

Portanto, é melhor plantá-lo em um recipiente mais largo. Não é necessário algo tão grande, mas quanto mais largo o recipiente, melhor. Isso proporcionará um ótimo ponto de partida para o crescimento do gengibre.

Como Cultivar Gengibre

Faça um buraco raso, talvez com cerca de 4 cm de profundidade e largo o suficiente para acomodar o pedaço de gengibre. Adicione fertilizante, misture-o no solo e plante-o deitado, de modo que os brotos estejam voltados para cima.

Cubra o gengibre com cerca de 2,5 cm de solo e regue bem. Lembre-se de manter o solo sempre úmido, pois o gengibre gosta de umidade. Você verá os brotos aparecendo em cerca de três a quatro semanas, então tenha paciência.

Colheita e benefícios

Em relação à colheita, você pode puxar toda a planta se preferir. No entanto, se você tiver uma estação de crescimento longa, pode cavar ao redor das raízes e quebrar as partes que precisa para cozinhar, deixando o restante da planta continuar crescendo.

O gengibre terá uma pele muito macia quando for colhido, e quanto mais fresco, melhor o sabor e o valor nutricional. Se você quiser cultivar mais, simplesmente deixe parte dele fora do solo por três a quatro semanas para que ele seque e desenvolva uma pele mais dura, que poderá ser replantada.

Conclusão

Gostou deste guia completo sobre como cultivar gengibre? Certamente, ele é uma planta incrível que vai ser uma adição valiosa ao seu quintal. Ao seguir as orientações fornecidas, você estará bem encaminhado para cultivar suas próprias raízes frescas e saborosas. Tenha em mente que o cultivo requer paciência, mas os resultados são recompensadores.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!