Pular para o conteúdo

Como acabar com as ervas daninhas que crescem em calçadas e pátios

  • por
Como acabar com as ervas daninhas que crescem em calçadas e pátios

As ervas daninhas são indesejáveis invasoras que insistem em estragar a aparência de calçadas e pátios. Elas são comuns, sim, mas não é algo que você deseja lidar o ano inteiro.

Além de serem difíceis de remover de forma permanente, elas deixam o ambiente externo de sua casa com um aspecto nada legal. Então é hora de aprender a se livrar delas de uma vez por todas, para que sua propriedade fique com um bom visual.

O poder do vinagre

Você ficaria surpreso ao saber que aquele frasco de vinagre que você tem na cozinha pode se tornar uma poderosa arma contra as ervas daninhas? Sim, você ouviu direito. O vinagre branco é muito eficaz e você pode aplicá-lo com um simples recipiente (spray).

Veja como fazer: misture o vinagre com detergente de louça e uma xícara de sal. Pronto para agir? Agora é só borrifar sobre as ervas daninhas. Em muitos casos, talvez seja necessário repetir o processo algumas vezes para obter o efeito completo. O vinagre é um produto implacável; ele mata qualquer planta com a qual entra em contato.

Como acabar com as ervas daninhas que crescem em calçadas e pátios

Água quente – uma solução simples para eliminar as ervas daninhas

Às vezes, o método mais simples é o melhor. Uma maneira eficaz de eliminar as ervas daninhas é simplesmente despejar água quente sobre elas. Esta é uma solução fácil e perfeita para experimentar se você não tiver outros materiais à mão.

A água quente consegue alcançar a raiz das ervas daninhas, permitindo que você se livre delas permanentemente. Além disso, como é um método não tóxico, não haverá efeitos negativos a longo prazo na vegetação em volta.

O dilema dos herbicidas

Aqui, temos uma solução rápida e eficiente para você, mas é importante mencionar os riscos associados aos herbicidas. Eles são compostos por produtos químicos fortes que, quando vazam no solo, produzem efeitos nocivos no meio ambiente.

Então, se você optar por essa escolha, escolha um dia tranquilo, sem vento. Caso contrário, você corre o risco de os herbicidas se espalharem para outras plantas. Para garantir que você use seu herbicida escolhido com segurança, leia e siga as instruções listadas no rótulo do produto.

Arranque as ervas daninhas com as mãos 

Às vezes, a solução mais simples é a melhor. Uma maneira direta de se livrar das ervas daninhas é puxá-las com as mãos. O segredo aqui é remover a planta pela raiz. Se você não conseguir, as ervas daninhas crescerão novamente, mais cedo ou mais tarde.

Sal e bicarbonato de sódio para acabar com as ervas daninhas

Você também pode usar produtos comuns em sua casa, como sal e bicarbonato de sódio, para acabar com as ervas daninhas. Com o sal, a chave é fazer uma mistura de água salgada para obter os melhores resultados. Mas, assim como os herbicidas, a água salgada é prejudicial a outras plantas, portanto, seja cauteloso ao aplicá-la.

Já o bicarbonato de sódio é um produto natural e, portanto, você não precisa se preocupar com a contaminação do solo. Ele possui um alto teor de sal, o que faz com que, ao ser aplicado sobre as ervas daninhas molhadas, elas sequem e, eventualmente, morram. Para usar o produto corretamente, basta umedecer as ervas daninhas e depois polvilhar o bicarbonato de sódio por cima.

Prevenção de ervas daninhas em pavimentos e pátios

Prevenção de ervas daninhas em pavimentos e pátios

Agora que você já conhece algumas maneiras eficazes de se livrar das ervas daninhas, é hora de aprender a fazer a prevenção e manter as calçadas e pátios livres dessas intrusas.

Tela anti-ervas daninhas

Se você ainda não concretou alguma parte do ambiente externo, há algumas medidas que você pode tomar para evitar que as ervas daninhas apareçam. Por exemplo, a anti-ervas daninhas  é um material colocado sob a superfície, impedindo que as ervas daninhas apareçam.

Você pode usá-la em sua entrada de carro ou pátio. Além disso, é geralmente isenta de produtos químicos e permite a passagem de água, tornando-a perfeita para pavimentação. Qualquer que seja o material que você escolher, ele servirá como uma excelente barreira física que impede o surgimento de ervas daninhas.

Areia polimérica

Essa solução é especialmente útil se você estiver no processo de instalar pavimentos de pedra. Uma vez que as pedras estejam no lugar, você deve usar a areia polimérica para preencher os espaços entre elas.

Quando os polímeros secarem, a areia entre as pedras fica dura como cimento. A areia não se desloca e cria uma barreira eficaz, tornando impossível o crescimento de ervas daninhas entre as pedras.

Selando as rachaduras – a prevenção eficaz

Se você observar que as ervas daninhas estão crescendo através das rachaduras em seu pátio ou calçada, faça a prevenção, fechando essas rachaduras.

O preenchimento de rachaduras é uma opção econômica que você mesmo pode fazer a aplicação. É um pequeno esforço que vai economizar muita dor de cabeça no futuro.

Assim, acabar com ervas daninhas que invadem calçadas e pátios exige dedicação e algumas técnicas eficazes. Ao seguir as orientações apresentadas, você estará no caminho certo para desfrutar de espaços mais limpos e livres destas invasoras.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!