Pular para o conteúdo

Aglaonema Chinesa: Dicas de Cuidados e Manutenção

  • por
Aglaonema Chinesa: Dicas de Cuidados e Manutenção

Para adicionar um toque de cor ao ambiente interno, para decorar sua casa ou escritório, experimente cultivar uma aglaonema. Esta popular planta doméstica é reverenciada por suas folhagens exóticas, disponíveis em uma variedade de cores e padrões. Ela é nativa da Ásia e é tradicionalmente considerada um símbolo de boa sorte.

A aglaonema chinesa é uma excelente planta para ambientes internos com pouca luz e é fácil de cultivar, mesmo para iniciantes. Ela é reconhecida como uma das melhores plantas de folhagem para purificar o ar interno de toxinas como benzeno e formaldeído. Veja como cultivar e cuidar desta bela planta.

Luz

As variedades de aglaonema com tons de verde mais escuros crescem em locais com pouca luz, enquanto outras necessitam de um pouco mais de luz intensa. Por isso, evite expor as plantas diretamente à luz solar, pois os raios fortes queimam as delicadas folhas.

Solo

A aglaonema chinesa não é exigente quanto ao solo em que é plantada. Geralmente, um solo bem drenado e ligeiramente ácido é ideal. Se o solo estiver retendo muita água, misture areia ou perlita para melhorar a drenagem. Plante a aglaonema chinesa em um vaso com furos de drenagem adequados na base.

Aglaonema Chinesa: Dicas de Cuidados

Água

A Aglaonema prospera em solo úmido, mas não encharcado. Para equilibrar isso, regue a planta com muita água e permita que o solo seque antes de regar novamente. Mantenha esse padrão durante a primavera, verão e outono, reduzindo um pouco no inverno, mas sem deixar a planta secar completamente.

Temperatura e umidade

Esta planta não tolera correntes de ar frio ou temperaturas abaixo de aproximadamente 20º Celsius. Evite colocar a aglaonema chinesa perto de janelas ou saídas de ar que sopram ar frio. Quanto mais quente o local, melhor.

Devido às suas elevadas necessidades de umidade, algumas pessoas consideram a aglaonema uma planta de estufa. Ela se sai melhor em um ambiente quente, úmido e iluminado de uma estufa, mas você pode cultivá-la com sucesso em ambientes internos aproximando-se o máximo possível dessas condições.

Para aumentar os níveis de umidade ao redor da planta, borrife-a frequentemente e considere colocá-la em uma área mais úmida de sua casa, como cozinha ou banheiro. Se sua casa for particularmente seca, um umidificador pequeno é uma boa opção.

Fertilizante

Para obter os melhores resultados, alimente sua aglaonema chinesa com pellets de liberação lenta (cápsulas de de liberação gradual) ou fertilizante líquido duas vezes ao ano, no início e no final da estação de crescimento. Siga as instruções do rótulo do produto quanto à quantidade a ser utilizada.

Aglaonema Chinesa: Dicas de Cuidados e Manutenção

Tipos de aglaonema chinesa

Existem várias cultivares populares de aglaonema chinesa, incluindo:

Frasher: Esta variedade tem folhas verde-leitosas, com variegação creme e pecíolos brancos.

Pseudobracteatum: Este tipo possui folhas salpicadas com manchas verde-acinzentadas, com destaque branco nas veias.

White Rajah: Ela possui folhas com amplas áreas de coloração branca.

Red Zircon: Já esta variedade possui folhas verdes com seções manchadas de rosa no centro.

Silver Bay: A planta tem tons prateados no centro de folhas predominantemente verdes.

Maria: Esta é uma variedade tolerante à sombra, com folhas verdes escuras interrompidas por listras prateadas.

Propagação da aglaonema chinesa

A propagação da aglaonema chinesa pode ser por meio de estacas de caule ou dividindo as plantas durante o transplante. Espere até o meio do verão, quando o clima estiver mais quente, para propagá-la.

Cuidar da aglaonema chinesa em particular não é fácil nem difícil, depende da atenção que você dá a ela.

Para propagar com estacas de caule

  • Use uma ferramenta de corte afiada e desinfetada para cortar um caule da planta mãe com vários centímetros de comprimento.
  • Mergulhe a extremidade inferior em hormônio enraizador e coloque a estaca em um copo d’água colocado em luz indireta. Raízes devem se formar em três a quatro semanas.
  • Transfira cuidadosamente a estaca para um vaso com solo bem drenado e mantenha-o úmido.

Para propagar por divisão

  • Coloque o vaso cuidadosamente de lado. Use uma pá para soltar o solo nas laterais do recipiente. Retire a planta e o solo do vaso.
  • Sacuda levemente a terra das raízes. Com cuidado, separe as raízes (esta planta gosta de ficar um pouco enraizada, então mova-a lentamente) para separar um agrupamento para replantio.
  • Replante o agrupamento em um vaso com solo bem drenado.
  • Assegure-se de manter tanto a planta original quanto a planta dividida ligeiramente mais úmidas nas próximas semanas, até que ambas estejam bem estabelecidas e tenham passado pelo período de estresse inicial.

Pragas comuns e doenças das plantas

Embora não seja muito suscetível a pragas ou doenças, a aglaonema chinesa pode ocasionalmente desenvolver problemas comuns de plantas domésticas, como cochonilhas, pulgões e ácaros. Você pode cuidar desses problemas com inseticidas ou óleo de neem.

Outros problemas surgem devido ao excesso de umidade, sendo os problemas fúngicos (e podridão das raízes) típicos de uma aglaonema chinesa com excesso de água.

Plantio e replantio da aglaonema chinesa

A aglaonema se desenvolve bem em uma mistura de solo para vasos padrão à base de turfa. É uma boa ideia adicionar um pouco de areia ou perlita para melhorar a drenagem. Qualquer material serve para um vaso, embora seja comum usar um vaso de cerâmica ou argila decorativo com boa drenagem.

Faça o replantio a cada dois ou três anos durante a primavera. É importante que a aglaonema permaneça ligeiramente enraizada antes do replantio. Procure deixar a mistura de solo úmida o tempo todo, mas a rega deve ser  reduzida nos meses de inverno.

Problemas comuns com a aglaonema chinesa

Há realmente apenas um problema que você pode se deparar com a aglaonema, que é a folhagem enrolada ou ondulada. Uma vez que o problema seja resolvido, a planta se recupera. Além das pragas comuns já mencionadas, aqui estão algumas razões pelas quais as folhas da sua planta apresentam esse problema:

  • Isso é uma ocorrência normal em uma planta mais antiga. Basta remover a folha afetada.
  • A luz solar direta causa queimaduras nas folhas. Remova as folhas queimadas e mova a planta para uma área iluminada que não receba luz solar direta.
  •  A planta prefere locais quentes e sem correntes de ar.
  • É necessário aumentar a umidade do ar ao redor da planta com borrifos.
  • Solo muito seco afetará as folhas. Regue lentamente para que as folhas possam se recuperar. Remova as folhas secas e quebradiças.

Estas plantas preferem solo mais seco do que muito úmido. Deixe a camada superior do solo secar antes de regar para evitar a podridão das raízes. Se o vaso for maior (cerca de 25 cm de diâmetro), deixe mais solo secar, aproximadamente até a metade.

Conclusão

Cultivar uma aglaonema chinesa adiciona beleza ao ambiente, tornando-a uma escolha popular para espaços internos. Siga essas orientações de cuidado e desfrute de uma planta saudável e incrível em sua casa ou escritório.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!