Pular para o conteúdo

10 Dicas para Deixar sua Casa Livre dos Cupins

  • por
10 Dicas para Deixar sua Casa Livre dos Cupins

A infestação de cupins é o pesadelo de qualquer proprietário de casa, pois causa danos à propriedade e inconveniências. Os cupins são conhecidos como “destruidores silenciosos”, pois causam danos graves a qualquer propriedade sem dar nenhum sinal de sua presença.

Uma vez que eles construam seus ninhos, torna-se mais difícil eliminá-los, pois são persistentes e sua infestação piora rapidamente. A prevenção é sempre a melhor estratégia quando se trata de pragas como os cupins. Se você deseja afastá-los de sua casa, conheça 10 dicas para deixar sua casa livre dos cupins. Vamos lá!

1. Remova água parada

Assim como outras pragas, os cupins são atraídos pela umidade. Se a madeira em sua casa estiver úmida ou se houver áreas onde a água fica parada, você deve removê-la, pois isso pode atrair mais pragas. 

Qualquer área úmida em sua casa é um ambiente perfeito para os cupins, pois oferece a umidade de que eles precisam para sobreviver. 

Se você não remover a água parada, sua casa não será apenas um paraíso para os cupins, mas também para baratas e mosquitos, que são conhecidos por transmitir doenças. 

Se você não deseja atrair mais pragas para sua casa, é melhor eliminar a água parada ou, melhor ainda, chamar um profissional para eliminar as pragas.

2. Repare vazamentos de água

Além de remover a água parada encontrada em sua casa, considere também reparar vazamentos de água, pois esse é outro motivo pelo qual os cupins gostam de invadir e infestar sua casa. 

Seu banheiro, telhado, teto, paredes e pias da cozinha são os lugares que você deve se preocupar, pois são os locais com mais problemas de vazamento de água.

Se você ignorar o problema, é possível que os cupins visitem sua casa. Procure fazer inspeções regulares em sua residência para saber se há vazamentos.

Não espere que os cupins entrem em sua casa antes de tomar medidas preventivas – repare todos os vazamentos encontrados em sua propriedade.

Não se esqueça de verificar os sistemas de drenagem, pois eles também podem servir de habitat para os cupins. 

3. Vede rachaduras, frestas e buracos

Cupins e outras pragas podem entrar facilmente na sua casa se você não fechar rachaduras e buracos que servem como entradas para eles.

Essas pequenas aberturas são a entrada de várias pragas, como cupins, formigas e baratas. Se você deixar essas rachaduras livres, pode ter problemas sérios em casa. 

Antes que essas pragas ataquem sua casa, é melhor vedar bem esses locais. Fazer isso é uma medida simples, mas que ajuda muito a proteger sua casa. 

Além disso, você deve manter portas e janelas fechadas, pois podem servir de entrada para as pragas. 

4. Armazene madeira e papelão de maneira adequada

Uma das razões pelas quais os cupins infestam ativamente as propriedades é devido à madeira e ao papelão que encontram.

A madeira é o alimento básico deles e eles não deixarão nada para trás. Os cupins também têm interesse pelo papelão, pois ele contém celulose, que precisam para sobreviver e se nutrir. 

Se você não armazenar adequadamente o papelão e a madeira dentro de sua casa, poderá vê-los se deliciando com esses materiais e, possivelmente, danificando sua casa. 

Portanto, a prática de armazenar corretamente esses itens ajuda a evitar que os cupins e outras pragas invadam sua casa. Então crie o hábito de inspecionar a madeira e o papelão, pois poderá saber se os cupins já penetraram neles. 

10 Dicas para Deixar sua Casa Livre dos Cupins

5. Faça a manutenção no jardim

Antes que os cupins entrem em sua casa, eles primeiro infestam a área externa, então seu jardim está em risco. 

Um jardim mal cuidado atrai cupins, pois oferece o habitat de que eles precisam para sobreviver.

Além disso, se o solo estiver sempre úmido, será um local ideal para os cupins, pois eles amam áreas com muito umidade.

Portanto, é sempre melhor cuidar do seu jardim para evitar que as pragas cheguem ao interior de sua casa. 

6. Faça limpeza regular

Se sua casa estiver bagunçada, isso é um convite para pragas como os cupins. A desordem vai servir como um lar para os cupins e como fonte de alimento, caso eles encontrem algo que gostem.

Se a houver acúmulo de materiais com celulose, os cupins certamente aparecerão. Portanto, é importante fazer a limpeza regularmente para evitar que as pragas entrem em sua casa.

7. Faça inspeções regulares

Há momentos em que você precisa verificar o interior e o exterior de sua propriedade, se você fizer isso com certa regularidade, obterá resultados positivos. 

Se suspeitar que os cupins estão invadindo sua casa, faça inspeções minuciosas em vários locais da casa. 

Se você fizer isso, vai descobrir onde os cupins estão escondidos e, talvez, poderá fazer algo para acabar com o problema. 

Ao inspecionar o interior e o exterior da casa, verifique as madeiras e os móveis, pois eles são uma atração para os cupins. 

8. Remova pilhas de madeira

Algumas casas têm lareira e os proprietários geralmente empilham lenha dentro da propriedade para facilitar o acesso.

No entanto, essa prática também é uma maneira de os cupins entrarem em sua casa.

Se você continuar fazendo isso, os cupins podem vir junto com as madeiras e passar para outras partes da casa.

Portanto, se você deseja ter uma casa livre de cupins, deixe as pilhas do lado de fora.

No entanto, ao colocar a lenha no jardim, procure deixá-la acima do solo, fora do alcance dos cupins, e a alguns metros de distância de sua propriedade.

9. Reduza o uso de móveis de madeira

Móveis de madeira dão à sua casa uma aparência sofisticada, mas, com o tempo, talvez seja a fonte de cupins em sua casa.

Os cupins não infestam apenas a estrutura, as paredes ou o piso de uma propriedade, mas também atacam os móveis de madeira, que são mais fáceis de acessar. 

Por isso o melhor a fazer é reduzir o uso de móveis de madeira em sua casa. Com o tempo, pode economizar muito dinheiro.

10. Contrate uma empresa profissional de controle de pragas

Quando as coisas ficam difíceis, a melhor solução é procurar ajuda de uma empresa profissional de controle de pragas que seja especializada em lidar com cupins e outras pragas. 

Profissional de controle de pragas

Uma empresa de controle de cupins vai resolver o problema. Além disso, a empresa fornecerá orientações sobre como você deve manter sua casa livre de cupins. 

Conclusão

Essas são as 10 dicas para deixar sua casa livre dos cupins durante todo o ano. A prevenção é a chave para manter sua casa livre desses insetos. Siga as dicas e você poderá desfrutar de uma casa bonita e resistente para sua família, sem a preocupação de infestações de cupins.

Procure eliminar a umidade, vedar rachaduras e frestas, armazenar madeira e papelão corretamente, manter o jardim e fazer inspeções regulares. E se os insetos já tiverem invadido, não hesite em chamar os profissionais de controle de pragas para uma solução mais eficaz.

Leia também:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!