10 coisas que jamais deve guardar no banheiro. O banheiro talvez pareça um espaço conveniente para armazenar vários produtos, mas, surpreendentemente, há vários itens que jamais ser guardados lá. Devido a mudanças de temperatura e umidade causada por banheiras, chuveiros e torneiras de água quente, esse ambiente leva à deterioração de cosméticos e outros itens.
Assim, proporciona um terreno favorável para a proliferação de bactérias em todos os produtos armazenados. Então evite depositar esses 10 itens no banheiro, pois isso trará benefícios a longo prazo.
10 coisas que jamais deve guardar no banheiro
O banheiro é um dos espaços mais usados durante a rotina matinal e, muitas vezes, torna-se uma espécie de “guarda coisas”, onde geralmente depositamos alguns dos nossos pertences mais importantes e pessoais. No entanto, essa não é uma boa ideia, pois muitos desses itens devem ser mantidos em áreas secas e sem umidade para garantir a qualidade e não prejudicar nossa saúde. Veja a seguir!
1. Escova de dente
A escova de dente é um item importante de higiene que a maioria das pessoas guarda no banheiro. Por que não guardá-la nesse local? Porque toda vez que a descarga do vaso sanitário é acionada, microgotas invisíveis se dispersam no ar, podendo carregar bactérias nocivas que, por sua vez, acabam nas cerdas da escova de dente.
Por esse motivo, é aconselhável protegê-la com a tampa de plástico específica com a qual são vendidas ou armazená-las em um armário.
2. Medicamentos
Condições quentes e úmidas diminuem a eficácia de medicamentos, por exemplo, ibuprofeno. Para garantir sua qualidade, recomenda-se armazenar esses medicamentos em um local fresco e seco, como uma gaveta ou armário de cozinha, longe de fontes de calor, como fogões, pias e aparelhos elétricos.
3. Lâminas de barbear
Ambientes úmidos produzem oxidação e a formação de ferrugem em lâminas de barbear. Portanto, é aconselhável colocá-los em um cômodo diferente.
4. Maquiagem
Sem dúvida, é conveniente ter produtos de maquiagem no banheiro, mas também não é muito sábio fazer isso. A umidade e a temperatura podem alterar a qualidade desses produtos.
5. Pincel de maquiagem
O pincel de maquiagem quando depositado no banheiro fica exposto a bactérias. Por outro lado, armazená-los em um armário fechado os expõe a níveis de temperatura e umidade que promovem o crescimento de mofo. Para garantir que você esteja usando pincéis limpos, é aconselhável encontrar um espaço no seu quarto que atenda essa necessidade.
6. Perfume
As altas temperaturas e o vapor produzido durante o banho pode estragar seu perfume. É aconselhável guardá-lo em uma gaveta ou prateleira no quarto, longe da luz solar direta e em uma área com temperatura constante.
7. Preservativo
Assim como acontece com os medicamentos, a eficácia dos preservativos pode ser reduzida quando expostos ao calor e à umidade quando fizer uso.
8. Bijuterias
Se você valoriza suas bijuterias, o último lugar para guardá-las é no banheiro. As bijuterias com fechos de metal correm o risco de enferrujar facilmente e a prata pode perder o brilho. Em vez disso, escolha um porta-joias para guardá-las em uma gaveta no seu quarto.
9. Esmalte
Muitas pessoas armazenam os esmaltes no banheiro. Infelizmente, esses local não é o ideal, pois prejudica a qualidade do produto. Então, procure armazená-lo em uma área fresca, seca e pouco iluminada, o que torna o banheiro um local inadequado. Em vez disso, uma solução apropriada seria depositá-los em uma cesta dentro do guarda-roupa ou de uma gaveta.
10. Eletrônicos
Eletrônicos e cabos não resistentes à água devem ser mantidos fora do banheiro. Embora possa ser tentador armazenar itens como balanças de banheiro, secadores de cabelo e barbeadores elétricos nesse espaço, não é aconselhável expor permanentemente os eletrônicos não resistentes à água ao ambiente úmido. Caso contrário, há um alto risco de seus pertences se deteriorarem muito mais rapidamente do que se fossem armazenados em um local seco.
Conclusão
Assim, se faltarem opções de armazenamento em outros lugares, é bom guardar os itens mencionados acima em um armário ou gaveta do banheiro em vez de deixá-los expostos. As temperaturas flutuantes no banheiro podem ter um impacto, portanto, é aconselhável remover esses itens sempre que possível para garantir sua longevidade e eficiência.
Leia também:
- 9 dicas simples para economizar energia em sua casa
- 5 plantas que removem substâncias cancerígenas do ar