Pular para o conteúdo

Insetos úteis e nocivos para o jardim

  • por
Insetos úteis e nocivos para o jardim

Quais são os insetos úteis e nocivos para o jardim? Para saber, é só continuar lendo. Passar muito tempo ao ar livre significa ter de lidar com insetos pequenos e, na maioria das vezes, incômodos. Alguns deles são inimigos de suas plantas, enquanto outros são, na verdade, insetos úteis para manter seu espaço verde saudável.

Distinguir esses insetos não apenas permitirá que você tome as precauções necessárias, mas também fará com que você aproveite a chegada da estação quente. Você está pronto? Descubra conosco os inimigos e amigos do seu jardim!

Inimigos de seu jardim

Percevejos

Vamos começar logo com o mais comum e geralmente o menos apreciado de todos os pequenos insetos: os percevejos. Essas criaturas esverdeadas estão presentes em toda a Itália e provam ser um inimigo, especialmente para aqueles que têm uma horta em seu jardim. De fato, culturas como tomate, acelga ou soja são frequentemente atacadas por esses insetos. As picadas desses insetos causam necrose nas folhas, o que pode apodrecer as frutas ou os legumes que foram plantados. Eles parecem insetos bonitos e inofensivos, mas não são, portanto, tome cuidado!

Grilo-toupeira

Um inseto que talvez seja menos conhecido do que os percevejos, mas igualmente perigoso para nossas plantas, é 0 grilo-toupeira. Esse animal pequeno e esguio usa suas patas dianteiras para cavar verdadeiros túneis no solo, que podem medir entre 20 cm e um metro de comprimento! Nada mal para um inseto que tem apenas 5 cm de comprimento. Dessa forma, a grilo-toupeira danifica as raízes das plantas, das quais extrai seu alimento, especialmente se você tiver canteiros de flores em seu jardim.

As plantas favoritas do grilo-toupeira são, mais uma vez, os tomateiros, mas também as batatas, beterrabas, pimentões e cenouras. Combater esse inseto com pesticidas não é a melhor solução, pois o veneno inevitavelmente acabará contaminando seu solo.

O besouro

Insetos úteis e nocivos para o jardim

Sim, mesmo insetos tão pequenos e aparentemente inofensivos como o besouro podem causar sérios danos à sua vegetação. Embora esse besouro polífago se alimente de uma variedade de substâncias naturais, ele é considerado uma praga para todos os efeitos. O besouro mede entre 20 e 30 mm e deposita suas larvas principalmente em solo duro: remover o solo do canteiro de flores ou da horta pode ajudar a limitar sua propagação. Os besouros fazem ninhos no solo e se alimentam de plantas e folhas, prejudicando seu crescimento.

Mosquitos

Os mosquitos são provavelmente o inseto mais irritante, capaz de arruinar nossas tardes relaxantes passadas no jardim. Eles aparecem nos meses mais quentes e fazem ninhos em nossos jardins, voando para cá e para lá com o objetivo de se alimentar de nós. Poças de água estagnada, mas também água em vasos e jardineiras, são muito atraentes para os mosquitos. Para combatê-los, remova o excesso de água ou coloque algumas plantas de gerânio em seu espaço verde – elas ajudarão a manter os odiados mosquitos longe!

Pulgões

Também chamados de “piolhos de plantas”, esses insetos pequenos e moles roubam a seiva das plantas, prejudicando sua fisiologia. Eles se proliferam em climas quentes e temperados, especialmente em ambientes secos. Um conselho? Afaste-os assim que os vir pousando nas plantas ou flores.

Amigos de seu jardim

Formigas

Finalmente, uma boa notícia! As formigas são insetos úteis que estão sempre presentes em nossos jardins e não causam nenhum dano grave às suas plantas ou vegetais. É verdade que algumas sementes que você decidiu plantar podem ser roubadas por essas pequenas criaturas, mas, em geral, você pode ficar tranquilo com elas.

Joaninha

Bonitas de se ver e nada irritantes, as joaninhas com suas cores embelezam seu jardim e afugentam seus predadores, fazendo-os acreditar que são venenosas. Verdadeiras amigas do seu jardim, elas combatem os pulgões e atuam como controladoras naturais de pragas.

Bicha-cadela

Insetos úteis e nocivos para o jardim

A  bicha-cadela (forficula auricularia) não é inimiga de nossa horta. Ela é um inseto útil para combater pulgões, ácaros e, em geral, muitas outras pragas, especialmente em hortas. A bicha-cadela não causa dano à planta: é fácil encontrá-la em frutas ou alcachofras, mas ela não está para causar danos, mas para se proteger de predadores.

Insetos polinizadores 

Essa categoria muito importante inclui todos os insetos cuja função, dentro do ecossistema, é transportar o pólen de flor em flor, garantindo a polinização e a formação de frutos. Portanto, dê as boas-vindas às abelhas, borboletas, abelhões, mamangavas e dípteros ao seu jardim! Por que eles são considerados insetos úteis e nossos amigos?

Abelhas

As abelhas são responsáveis por cerca de 70% da polinização de todas as espécies de plantas do planeta.
Os abelhões complementam o trabalho das abelhas polinizando culturas como tomates, pimentões.

Borboletas

As borboletas compensam os danos causados, enquanto permanecem como lagartas, polinizando culturas como tomates, pimentões etc.

Dípteros

Os dípteros, ou moscas pequenas, são os insetos que menos polinizam, mas são decisivos na luta contra os pulgões.

Agora você tem todas as informações necessárias para reconhecer os inimigos e amigos do seu jardim. Lembre-se: em geral, sempre tente repelir os insetos sem necessariamente matá-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!