Você vai aprender, com algumas dicas bem simples, a fazer uma horta vertical. Comer produtos cultivados em casa é uma experiência única que, se você usar técnicas naturais ou orgânicas, permite que você cuide de seus alimentos e respeite a natureza. Os jardineiros sabem exatamente quais produtos usam e como o fazem, criando assim um estilo de vida responsável e sustentável. E você, quer aprender?
As hortas caseiras estão cada vez mais na moda e muitas pessoas estão tentando produzir frutas e verduras de forma saudável e natural em casa, usando varandas, terraços e jardins. Você acha que é complicado? Na verdade, como veremos, cultivar uma horta não é tão difícil. O único obstáculo que você pode ter é o espaço, pois nem todo mundo tem a sorte de ter uma casa ou apartamento com uma área cultivável.
Mas não se desespere: se não tiver espaço suficiente, você pode criar uma horta vertical e também pode ser criada em um pequeno espaço dentro de casa ou em um espaço externo, como uma varanda.
Para fazer isso, basta usar alguns vasos, paletes ou caixas recicladas para empilhar uns sobre os outros e, em seguida, colocar o solo apropriado e o vegetal ou planta aromática de sua escolha dentro deles. Vamos ver em detalhes o que você precisa para fazer uma horta vertical em algumas etapas simples e algumas dicas sobre o que cultivar dentro dela.
Estruturas para fazer uma horta vertical: qual deve escolher?
Criar uma horta vertical é uma atividade divertida e adequada para todos aqueles que têm alguma familiaridade com trabalhos manuais. Além disso, é uma solução sustentável, pois permite que você leve sua própria comida à mesa, sempre fresca, de alta qualidade e sem desperdício (pense que, em comparação com uma horta tradicional, esse sistema precisa de menos água e muito menos espaço).
Agora, sem dúvida, você está se perguntando quais são as melhores estruturas de jardim vertical e como escolhê-las para criar um canto perfeito e criar um jardim duradouro. Em primeiro lugar, há muitos materiais disponíveis e não deve haver limites para sua criatividade!
-Você pode optar, por exemplo, por reciclar alguns recipientes (como latas e caixas de madeira) ou vasos e empilhá-los uns sobre os outros ou prendê-los a uma grade de madeira já fixada na parede. Nesse caso, você deve escolher a estrutura (de madeira ou metal) que melhor se adapta à sua casa e fixar na grade, de forma ordenada, as latas ou caixas de madeira que abrigarão as mudas.
Uma dica: se a cor da grade não o convencer, você pode usar tinta para dar um toque na coloração ou combiná-la com a cor da parte externa da sua casa para fazer um jogo de cores original.
Muitas pessoas também gostam de reciclar paletes usados. Nesse caso, para fazer uma horta vertical, você deve escolher paletes do tamanho certo em relação à parede que deseja cobrir. Você pode preservar a cor natural da madeira, lixar levemente a superfície (caso esteja danificada) ou aplicar algumas camadas de verniz (de preferência natural e respirável) para obter lindas jardineiras.
Por outro lado, algumas pessoas preferem comprar estruturas de jardim prontas e depois personalizá-las. Nesse caso, você pode optar por jardineiras em cascata, estantes de jardim com prateleiras ajustáveis para otimizar o espaço ou escolher recipientes específicos para o cultivo em ambientes urbanos. Depois de montados e solidamente fixados na parede, basta adicionar terra para vasos e mudas e cuidar delas.
Como fazer uma horta vertical: dicas para ambientes internos
Até agora, falamos sobre a possibilidade de cultivar uma horta vertical na varanda, mas você sabia que também é possível criar essa estrutura dentro de casa? Vamos dar uma olhada nas etapas corretas para organizar uma pequena área de cultivo dentro de casa sem ser muito bagunçado ou invasivo.
No final, você também pode criar um espaço verde que é muito agradável aos olhos, extremamente relaxante e que contribuirá para melhorar a qualidade do ar. O importante é escolher uma área do cômodo que seja suficientemente iluminada e arejada; caso contrário, será necessário instalar luzes de LED específicas para o cultivo.
Para respeitar o estilo da casa, então, em vez de optar apenas por materiais reciclados, você também pode optar por comprar uma estrutura de jardim vertical moderna à qual você pode adicionar etiquetas personalizadas, úteis para distinguir as diferentes culturas.
Horta vertical: o que cultivar?
Agora que já vimos como é possível criar facilmente um jardim vertical, vamos ver o que pode ser cultivado em vasos. Em geral, o que cresce bem nessa estrutura, seja a partir de sementes ou transplantando a planta para o vaso, são vegetais pequenos, como alface, tomate-cereja, abobrinha e feijão verde.
No entanto, é melhor evitar os vegetais perenes que precisam de grandes espaços e replantio periódico. As ervas aromáticas, como manjericão, salsa, rúcula e alecrim, podem ser uma excelente alternativa para um jardim vertical. Se você for iniciante, também há kits no mercado com sementes e outros materiais úteis para começar a cultivar várias hortaliças em casa.
Quanto à posição de plantio das hortaliças e ervas, por outro lado, é preferível colocar as plantas maiores na parte inferior, deixando os níveis superiores para as plantas menores.