Pular para o conteúdo

7 dicas para cultivar sua própria horta

  • por
7 dicas para cultivar sua própria horta

Neste post, vai aprender 7 dicas simples para cultivar sua própria horta. Quer cultivar sua própria horta, mas não sabe por onde começar? Quer você seja um novato ou tenha alguma experiência com jardinagem, não é difícil aprender o básico sobre como criar uma. 

A maior vantagem de plantar suas próprias frutas e legumes é que você pode se sentir bem ao usá-los nos alimentos que serve à sua família todos os dias. A maioria concorda que a jardinagem também é um hobby gratificante que lhe proporcionará muitas horas de diversão. 

7 dicas para cultivar sua própria horta

Não há nada como cultivar seus próprios vegetais com todos os sabores aromáticos e cores vibrantes, sem mencionar todos os benefícios à saúde que você receberá. Servir alimentos orgânicos da horta à mesa para sua família é uma das chaves para ter um estilo de vida saudável. 

Portanto, se você nunca plantou uma horta e não vê a hora de colocar as mãos na massa, aqui estão algumas dicas excelentes para começar:

Encontre um local com muito sol

Os vegetais se desenvolvem melhor quando recebem muita luz solar – a maioria cresce bem com pelo menos 6 a 8 horas de sol direto por dia. Embora algumas hortaliças folhosas, como a alface, possam se dar bem com um pouco de sombra, você ainda deve dar a toda a horta o máximo de sol possível.

Dica: Você pode plantar seus vegetais e ervas em recipientes e colocá-los diretamente em um terraço ou pátio, onde receberão mais sol.

Considere o tamanho de sua horta

Se você for um iniciante, é melhor começar com pouco. Certifique-se de que sua horta seja grande o suficiente para garantir o crescimento adequado de suas plantas. Considere quanto espaço cada hortaliça precisa para crescer seguindo as instruções do guia de espaçamento nos pacotes de sementes ou plantios. 

Dica: Produtos como tomates, pepinos e abóboras se dão bem em suportes verticais, como uma treliça em forma de A.

Proximidade de uma fonte de água

Essa dica é essencial, especialmente durante as primeiras semanas de plantio. Para ajudar as sementes a germinar adequadamente, você precisará regá-las com frequência para garantir que produzam raízes fortes. Quando as plantas estiverem estabelecidas, você poderá regá-las com menos frequência, como a cada poucos dias.

Dica: Fontes de água programadas em temporizadores podem ajudá-lo a economizar dinheiro e garantir que sua horta receba o líquido ideal nos momentos certos do dia.

Solo que funciona melhor

Para cultivar uma horta bem-sucedida, você deve primeiro começar com um solo de boa qualidade. Você pode comprar uma mistura para vasos especialmente preparada para hortas no centro de jardinagem local ou economizar dinheiro e fazer a sua própria. Os especialistas dizem que um bom solo para jardinagem deve ser solto, não muito arenoso ou pesado como argila, e conter uma combinação de terra para vasos, composto e matéria orgânica que ajude as raízes da planta a reter água e permanecer arejadas.

Dica: Prepare seu próprio composto com uma mistura de restos de vegetais, borra de café e cascas de ovos. É fácil de fazer e também é ecologicamente correto.

Ferramentas de jardinagem a serem usadas

7 dicas para cultivar sua própria horta

É necessário trabalhar com as ferramentas de jardinagem certas para garantir que sua horta prospere. 

Você precisará de:

Luvas de jardinagem – disponíveis em cores divertidas, as luvas de jardinagem são necessárias para proteger suas mãos do solo, dos caules afiados. Certifique-se de que elas sejam resistentes à água e não muito apertadas.

Espátula – uma ferramenta essencial para todo jardineiro, a espátula funciona como uma extensão de sua mão, facilitando muito a escavação de buracos, a mistura de terra para vasos e o plantio de sementes.

Garfo de jardim ou ancinho – você precisará ter essas ferramentas à mão para soltar o solo e arrancar as ervas daninhas ao redor.

Podadores manuais – essa ferramenta é um item essencial na caixa de ferramentas de todo jardineiro. As podadeiras são usadas para aparar cada planta, para que ela permaneça saudável e não cresça demais. Também são usados para cortar galhos espinhosos ou mortos.

Pá ou enxada – essas ferramentas práticas de escavação existem em vários tamanhos e ajudam a preparar os canteiros de plantas. Uma enxada larga e plana é recomendada para cavar uma horta.

Regadores – um regador pode cobrir uma área maior, mas essa pequena e prática ferramenta permite que você indique com precisão a área que deseja regar.

Dica: Use um carrinho de mão para transportar facilmente o solo, as plantas e os suprimentos de jardinagem.

Escolha os legumes certos

As crianças podem ser exigentes quando se trata de comer vegetais. Mas permitir que elas selecionem os que gostariam de ver cultivados pode incentivá-las a experimentar novas variedades. Você deve sempre plantar frutas, legumes e ervas que provavelmente gostará de comer e usar em sua culinária diária.

Dica: Os melhores vegetais para começar uma horta incluem cenoura, beterraba, abobrinha, pimentão, ervilha, tomate-cereja, espinafre e alface. Esses são considerados os mais fáceis de cultivar.

Como se livrar de pequenas pragas e insetos

Jardineiros compartilham o antigo problema de tentar evitar que as pragas comam o que eles cultivam. Embora não exista uma maneira comprovada de fazer isso, os jardineiros especialistas sugerem tentar coisas como espalhar cascas de ovos e borra de café sob as plantas ou plantar ervas aromáticas como citronela, hortelã e erva-doce, que são conhecidas por manter os insetos afastados. Além disso, fazer um esforço para controlar as ervas daninhas ajudará a manter os insetos afastados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!