Aprenda a cultivar suculentas de uma maneira muito fácil. Aqui daremos algumas dicas sobre como cultivar suculentas dentro de casa. Poucas plantas são tão fáceis de se adaptar como as suculentas; na verdade, elas não exigem atenção especial e podem ser cultivadas por qualquer pessoa, mesmo aquelas que não têm muito jeito com plantas!
Com pouca pouca água e muita luz, vai conseguir ter plantas lindas e exuberantes em pouco tempo! É por isso que temos o prazer de compartilhar com você, dando-lhe algumas dicas sobre como cultivar suculentas saudáveis e incríveis em casa. É claro que dicas são gerais, pois existem milhares de plantas suculentas, cada uma com suas próprias necessidades.
Aprenda a cultivar suculentas dentro de casa
Essas plantas de várias formas, cores e tamanhos também são capazes de armazenar água da chuva em suas folhas e raízes grossas. Isso permite que elas sobrevivam a longos períodos de seca, pois vivem em climas áridos na natureza. Em geral, as suculentas são encontradas principalmente em regiões quentes e secas, mas algumas espécies também são encontradas em países onde são atingidas temperaturas mínimas muito baixas no inverno.
Algumas variedades têm folhagem, outras não, e algumas parecem peludas. As mais conhecidas são as espécies com espinhos, que servem para proteger a planta da exposição direta à luz solar e defendê-la de possíveis predadores atraídos pelas folhas. As suculentas são muito longevas e têm flores bonitas, embora geralmente tenham uma vida útil muito curta.
Quando regar?
As suculentas precisam principalmente de luz e calor e sofrem com a estagnação da água, portanto, você não deve regá-las em excesso. O excesso de água pode fazer com que a planta apodreça e morra. Para evitar a estagnação da água, elas só devem ser regadas no verão, quando estiver muito quente e abafado.
Como saber se a planta precisa de água? Podemos enfiar um palito de dente comprido na terra do vaso para penetrar profundamente no solo. Se o palito estiver seco, é hora de regar! A rega deve ser feita preferencialmente no início da manhã ou à noite. Em geral, as suculentas devem receber rega moderada até o momento em que a floração estiver prestes a terminar, o que geralmente ocorre todos os anos de maio a novembro. No inverno, quando entram em dormência, elas não precisam de água; elas mesmas absorvem a umidade do ambiente e, assim, atendem às suas necessidades de água.
Lembre-se de regar as suculentas com muito cuidado e atenção, molhando apenas o solo do vaso e não a planta, novamente para evitar o apodrecimento dela. O uso da água também é muito importante, pois ela não deve ser da torneira. Se dermos água da torneira de vez em quando, obviamente nada acontecerá, mas é melhor preferir água da chuva ou água destilada (por exemplo, obtendo-a de aparelhos de ar condicionado).
Tipo de solo ideal
Para manter nossas suculentas verdes e saudáveis, também é muito importante replantá-las, o que deve ser feito quando a planta é comprada; depois disso, basta fazer isso a cada dois anos. Quando comprar, sempre escolha as saudáveis e sem manchas, porque as manchas geralmente são um sintoma de doença. Lembre-se de escolher não qualquer solo para vaso, mas um específico para suculentas, pois ele drena mais do que o solo comum, evitando assim a estagnação da água.
Como escolher o vaso?
A escolha do vaso também é muito importante. As suculentas devem ser cultivadas em vasos pequenos em relação ao seu volume. Os vasos devem ser largos e baixos, tanto porque as suculentas têm um sistema radicular modesto quanto porque a profundidade do vaso pode gerar muita umidade. Os vasos ideais para suculentas são feitos de plástico ou terracota, obviamente com os clássicos orifícios de drenagem.
Depois de transplantada, onde colocar nossa linda muda? As suculentas são tão bonitas que você gostaria de exibi-las na sala de estar… mas essa definitivamente não é a solução ideal! As suculentas adoram sol e calor, portanto o lugar ideal é na varanda, mesmo sob sol direto. Como lidar com elas no inverno? Podemos mantê-las na varanda o ano todo, mas se morarmos em áreas frias, é melhor deixá-las dentro de casa.
Aprenda a fazer a limpeza da suculenta
Para manter essas plantas sempre limpas, precisamos remover a poeira acumulada que pode bloquear o processo de fotossíntese. Para tirar a poeira das suculentas, podemos usar uma escova pequena ou um secador de cabelo com ar frio. Por fim, devemos sempre nos lembrar de remover as flores que já murcharam e as partes afetadas por pragas, como cochonilhas e ácaros vermelhos.
Conheça as doenças das plantas suculentas
As doenças mais comuns das suculentas são a chamada “podridão negra”, que deforma a planta levando-a à morte, ou fungos que a fazem apodrecer. Se detectadas a tempo, podemos intervir obtendo alguns produtos específicos para salvar a planta cortando-a e replantando-a como estacas. Nesse caso, certifique-se de que retiramos apenas a parte saudável da planta! Depois que a suculenta for plantada, deixe-a descansar por uma semana em um local seco para que possamos tentar dar uma segunda vida a ela!
Curiosidade sobre a suculenta
As suculentas estão ligadas a várias crenças populares: alguns dizem que elas podem absorver radiação eletromagnética, outros dizem que elas podem purificar o ar viciado. É claro que ninguém pode dizer se essas afirmações são verdadeiras, mas o que é certo é que viver cercado por essas belas plantas nos deixa de bom humor! Por favor, escreva nos comentários se tiver outras dicas sobre como cultivar suculentas em ambientes internos.